"De forma pioneira, o Centro de Pesquisa e Reprodução Humana Nilo Frantz introduz no Sul do Brasil um exame inovador para investigar e tratar a infertilidade: o Teste de Fragmentação do DNA Espermático ou Teste de Estrutura de Cromatina Espermática (TECE). O exame, já utilizado nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, permite identificar e quantificar espermatozóides com alterações capazes de reduzir a fertilidade do homem.
Nos últimos anos, pesquisadores têm se dedicado ao estudo da relação entre a fragmentação do DNA dos espermatozóides e o componente masculino da infertilidade. Pesquisas demonstraram que as chances de gestação tornam-se diminuídas quando os homens apresentam uma elevada taxa de fragmentação no DNA dos seus espermatozóides. Esse novo exame é capaz de quantificar este tipo de alteração. Quando encontradas taxas elevadas de espermatozóides alterados, não significa que não possa ocorrer uma gravidez, porém há uma associação significativa com a diminuição da fertilidade e o aumento das falhas de desenvolvimento embrionário.
Com o novo exame, foi possível explicar melhor a razão pela qual, muitas vezes, espermatozóides, apesar de morfologicamente normais e móveis (sêmen até então, considerado de boa qualidade), resultam em baixos índices de fertilização. “Altas taxas de fragmentação do DNA podem explicar muitas das falhas em se obter uma gestação, tanto pelos métodos naturais, quanto pelas técnicas de Reprodução Assistida”.
Com a inclusão desta nova tecnologia na análise da qualidade do esperma, torna-se possível uma avaliação mais completa da infertilidade masculina, complementando o exame tradicional de avaliação do sêmen (espermocitograma), que verifica quantidade, mobilidade e morfologia dos espermatozóides."
In www.nilofrantz.com.br