quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A Indução da ovulação

O tratamento é efectuado com comprimidos ou com injecções subcutâneas de gonadotrofinas. A indução da ovulação é recomendada a casais jovens, que estão há pouco tempo a tentar engravidar, sendo também aconselhável a mulheres que têm ciclos menstruais irregulares. É fundamental confirmar que o espermograma é normal e que as trompas estejam desobstruídas.
Como a resposta dos ovários é muito variável, é indispensável efectuar um acompanhamento ecográfico para determinar a resposta dos ovários. Pode-se, assim, evitar uma gravidez múltipla e prever a data da ovulação. Nessa altura o casal deve ter relações sexuais.
Se a resposta dos ovários for adequada, a indução da ovulação pode continuar durante um período de 6 meses, após os quais se deve pensar noutras alternativas de tratamento.
As taxas de sucesso da indução da ovulação são baixas por cada tratamento, mas como é um tratamento fácil e económico, pode-se efectuar durante algum tempo, por exemplo em casais jovens que não tenham outros problemas de infertilidade.